sexta-feira, 22 de março de 2013

Li e recomendo: rainha da moda.


Hoje no blog uma leitura obrigatória para quem gosta e/ou faz moda. O livro chama-se Rainha Da Moda: Como Maria Antonieta Se Vestiu Para A Revolução da escritora Caroline Weber.
O livro narra a trajetória da rainha que é considerada por muitos historiadores da moda o primeiro ícone fashion da história.
Da sua rebeldia contra os esmagantes espartilhos franceses aos seus penteados extravagantes, o livro conta em detalhes como ela se tornou a mulher mais copiada da Europa e como isso ajudou para que perdesse a cabeça.
Então… Vamos ao livro!
Sinopse:
 Maria Antonieta revolucionou a moda de seu tempo. Mais do que isso, revolucionou seu tempo através da moda. Do traje de montaria masculino aos excêntricos penteados, dos vestidos cravejados de brilhantes ao modesto estilo pastoril, suas roupas revolucionaram o rigoroso cerimonial da corte e ajudaram a desfazer a aura de sacralidade que envolvia a monarquia, acirrando os ânimos da Revolução.Nesta obra reveladora e original, repleta de belas ilustrações, a autora adota um olhar diferente de qualquer outra biografia já publicada sobre a polêmica rainha francesa. E mostra como a moda foi ao mesmo tempo o meio de afirmação de Maria Antonieta e o caminho para seu trágico fim.“Rainha da moda é tão rico quanto os vestidos que descreve… Como sociologia, é absolutamente impressionante.” (Washington Post Book World)
“Atraente, fascinante, uma maravilhosa exibição de elegância e competência.” (New York Review of Books)

“Nessa cativante biografia, Caroline Weber descreve como Maria Antonieta revolucionou o guarda-roupa real.” (Vogue)

“Trabalho perspicaz, ajuda a entender a importância transcendental da moda para a cultura francesa.” (The New Yorker)
Por Que Eu Indico O Livro:
Bom para quem não sabe eu tenho um grande fascínio pela rainha Maria Antonieta. Quando eu tinha por volta dos 12, 13 anos comecei a estudar a revolução francesa no colégio. E por algum motivo me interessei pela história da rainha que perdeu a cabeça. Desde então li todas as suas biografias e assisti a todos os seus filmes.
Outros dois motivos são: a paixão pela moda, e o meu grande amor por história. Então para mim este livro tem uma combinação perfeita: Maria Antonieta, moda e história!
Sobre o livro… Bom é fantástico. Descreve com detalhes os vestidos, as festas, a época e o lugar. O engraçado é que Versalhes foi a corte mais famosa e requintada do mundo. Então ao longo do livro, você tem a certeza de que está lendo algo do tipo “bastidores da moda” do século XVIII.
Também desmitifica a imagem de uma Maria Antonieta má, cruel e sem coração. O livro também conta a história de uma menina que se casou com 14 anos e que com essa mesma idade teve de deixar o seu país, sua família e amigos para ir à um lugar estranho com pessoas hostis. E que para se defender e sustentar, lançou mão de uma única mais poderosa arma: a moda.

Beijos, Eduarda.

Um comentário:

  1. http://blogprimazia.blogspot.com.br/2013/01/eu-li-e-recomendo-rainha-da-moda.html

    ResponderExcluir

Marcadores

A galera curtiu: